02 novembro 2005

continua

Na estação reconheço os mesmos rostos que você me havia descrito. Traços de gente simples e quieta, gestos e abraços carinhosos. Na multidão, que agora estica as pernas em piso imóvel, desvio das recepções calorosas.

Caminho rumo ao Centro. Leio nas placas os nomes das ruas que você me cansou de dizer e percorro o trajeto imaginário que suas pernas desenharam um dia. Sinto o cheiro dos queijos pendurados à mostra nas mercearias da parte velha da cidade. Vejo que, mal se vai o dia, as luzes vermelhas do amor brilham nos luminosos dos hotéis baratos.

Alcanço a praça e ela já não é a mesma. Você mentiu quando falou das flores no jardim, do realejo e do lambe-lambe. Interrompo o andar apressado de um senhor e o faço tirar os olhos do jornal. Pergunto sobre o coreto e ele diz que foi desmanchado ainda no século passado, quando a seresta foi sepultada no túmulo do último flautista da cidade.

Ele continua seu lamento e o acompanho com os olhos até o momento em que desce da calçada para atravessar a avenida e em passos firmes se lança em meio aos carros. Ouço seu último gemido quando é lançado para o alto seguidas vezes por uma comitiva de limusines negras e agradeço aos curiosos que se aglomeram ao redor do corpo deixando livre o horizonte de ruas margeadas por edifícios tortos.

Desfruto este instante de solidão cabisbaixo, certo de que não tropeçarei em alguém, e esqueço que estou em território inimigo.

11 comentários:

lu. disse...

texto de interpretações difusas.. duas imagens na cabeça. um fim quase Hora da Estrela.
:*

Anônimo disse...

detalhes..
tinha que postar, ne? quase uma fã!
pode pedir pra postar mais vezes?
:P

Anônimo disse...

precisaria pensar sobre isso, garotinho. e depois relatar minhas impressões.

realejos nunca tinham me chamado tanto a atenção...saudades.

(mas era óbvio que o senhor não resistiria.)

Roberto Iza Valdés disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

espero que não seja o relato de sua viagem à capital secreta do mundo. à cidade do rei!

bjos

Anônimo disse...

gostei demais vitor. tem o concreto e o humano.

beijo grande senhor graaaaaize :*

Anônimo disse...

Nossa piups..texto muito bom!!

Anônimo disse...

Oi tb saudações internaltas olha só estou com um probleminha e só vc pode me ajudar me ajude a divulgar me blog ( www.superbutterfly.blig.ig.com.br ) sei que ele ainda ta meio caidinho por isso espalha pra todo mundo e não custa nada vc da uma olhadinha por favor me dá essa moral e não se preocupe não tem nada de vírus fique tranqüilo e confie vc é um amor

Anônimo disse...

Ainda muito bêbado do uísque que o contribuinte brasileiro pagou para mim. Mas só pra dizer: puta merda, como eu gosto de você, mané! Vitim e tu são caras pro resto da vida.

lu. disse...

o cobrecos mudou, é de 21 a 28 de janeiro :]
como não sou delegada, creio que show do los hermanos em recife me acrescenta mais que uma plenária.
beijo

Roberto Iza Valdés disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.